ESPORTE SERRA

COACH WESLEY MOTA VAI TRABALHAR NO FUTEBOL AMERICANO EUROPEU

08 FEV 2018
08 de Fevereiro de 2018

O ex-head coach do Juventude FA Wesley Mota, de 22 anos, recebeu proposta para trabalhar no Guelfi Firenze, da Itália. Ele viaja no domingo (18) para compor a comissão técnica do norte-americano Brett Morgan.

O convite se deu pelo trabalho que Wesley desenvolveu ao lado de Morgan quando ainda era quarterback do Juventude FA, no ano de 2014. Foi o norte-americano, que já trabalhou na NFL, quem preparou o então jogador para ser técnico, com aval do presidente do Juventude FA, Eduardo Ferreira.

Wesley esteve à frente do comando técnico do Juventude FA em três temporadas. Assumiu o time com 19 anos de idade e já foi campeão gaúcho em 2015, desbancando na temporada o Santa Maria Soldiers, o Santa Cruz Chacais e o Porto Alegre Pumpkins, considerados favoritos. Nos anos seguintes, ele foi vice-campeão estadual, perdendo apenas um jogo em cada competição. Wesley também treinava as categorias de base do Juventude FA.

"É uma grande oportunidade para aprender com uma comissão técnica qualificada e fazer parte de uma liga de nível avançado, além de toda a experiência com outra cultura", comemora Mota.
Brett Morgan se formou na Universidade North Florida e foi quarterback do time no College Football. Trabalhou como coordenador de ataque de vários times universitários norte-americanos e no Calgary Stampeders, da CFL, liga canadense, a segunda maior do mundo. Pelas mãos dele passaram vários jogadores da NFL. Morgan também foi auxiliar técnico em times da NFL, como San Francisco 49ers e Miami Dolphins.
Recentemente, ele trabalhou na Turquia e desde o ano passado comanda o Guelfi Firenze.

O contrato de Wesley Mota com o time fiorentino vai até o final da temporada, com cláusula de renovação automática.

TIME DE FIRENZE INVESTE PARA SER CAMPEÃO E PARA FORMAR ATLETAS
O Guelfi Firenze trabalha muito forte com categorias de base. Além da equipe profissional, comandada por Brett Morgan, o clube mantém as categorias sub-19, sub-16 e sub-13. Todas jogam o Campeonato Italiano. A aposta na base foi determinante para a contratação de Wesley Mota, que tem no currículo a experiência de trabalho com jovens atletas, nas categorias de base do Juventude FA.

As cores do uniforme do Guelfi são as mesmas da Fiorentina, tradicional representante da cidade no soccer, ou calccio, como preferem os italianos.

O Guelfi Firenze manda seus jogos no Guelfi Sport Center, estádio próprio e exclusivo para futebol americano, com capacidade para três mil torcedores e grama sintética, que fica na famosa Via Del Perugino, em Firenze.

O clube contratou três jogadores norte-americanos para a temporada, além de italianos de outros clubes.

LIGA ITALIANA TEM DEZ TIMES NA ELITE
A Liga Italiana de Futebol Americano é comandada pela Fidaf, a Federação Italiana de futebol americano. São três divisões profissionais na IF League, além dos campeonatos nacionais sub-19, sub-16 e sub-13. Há ainda as competições femininas e de flag para times amadores e de veteranos.

São dez times na elite do fullpad profissional: Guelfi Firenze, Dolphins Ancona, Guaguari Torino, Giants Bolzano, Lions Bergamo Asd, Marinez Lazio, Panthers Parma, Rhinos Milano, Seamen Milano (atual campeão) e UTA Pesaro.

A competição começa em março e termina em julho, mas a preparação do Guelfi Firenze começou em setembro do ano passado. São 10 jogos na temporada regular para cada time. Em caso de classificação entre os seis melhores, há playoffs de wildcard e semifinais.

A grande final da Liga é o Italian Bowl, que tem como sede um local pré-definido. No ano passado, Vicenza foi o palco da decisão, que teve como atração o clássico de Milão, com vitória do Seamen sobre o Rhinos Milano por 37 a 29. O campeão disputa 12 ou 13 jogos na competição.

PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS NO ROTEIRO DO GUELFI
O time do técnico gaúcho estreia dia 3 de março contra o UTA Pesaro, em Firenze. Na segunda rodada, vai a Milão para encarar o Rhinos, no dia 10 de março. Dia 17, vota para casa para jogar com o Lions Bergamo ASD. Em seguida, recebe o Marines Lazio, o Seamen Milano. Depois da folga, vai a Parma enfrentar o Panthers. Em seguida, recebe o Dolphins Ancona, visita o Marines Lazio, em Roma, e fecha a fase regular em Turim, contra o Giaguari.

Na pré-temporada, o time fez três amistosos fortes na Itália e agora parte para uma excursão por outros países da Europa para uma série de enfrentamentos antes da estreia no Campeonato Italiano.

Voltar

"Somos a voz do campeão"