ESPORTE SERRA

Juventude finaliza cinco projetos para grandes reformas no Alfredo Jaconi

14 AGO 2017
14 de Agosto de 2017

Projetos preveem incremento considerável na iluminação, troca de alambrados, reformas nas arquibancadas, colocação de elevadores, vestiários e ampliação das cabines de imprensa

O Juventude está finalizando a elaboração de quatro projetos de captação de recursos federais, através das leis de incentivo ao esporte, e um quinto projeto de captação de lei de eficiência energética para reformar o estádio Alfredo Jaconi.

Segundo o vice-presidente de patrimônio do clube, Luis Carlos Bianchi, o primeiro dos quatro projetos de lei de incentivo ao esporte prevê a troca de todos os alambrados atuais pelos mais modernos, de vidro.

Também será instalado um elevador para o acesso às cadeiras, tribunas e cabines de imprensa. O elevador é apenas parte do projeto de acessibilidade que será implantado em todo o estádio.

O terceiro projeto prevê reforma completa das atuais cabines de imprensa (com troca de pisos, janelas, pinturas, instalação de ar condicionado e readequação de tamanho e posicionamento) e construção de 12 novas cabines nos vãos laterais superiores das cadeiras, que atualmente não são ocupados por construções.

Por fim, está prevista a reforma estrutural de toda a Ferradura Norte, construída com blocos de concreto, que segundo análises de segurança não atendem aos padrões mais recomendáveis de construção. As reformas nos setores de arquibancadas ainda preveem a troca das cadeiras atuais por cadeiras nos padrões das arenas nas partes cobertas do estádio. Também serão revitalizados os vestiários locais e visitante.

Projeto da ANEEL, em parceria com a RGE ,pode resultar em nova iluminação

O quinto projeto envolve a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que anualmente promove incentivo às concessionárias que trabalham em grandes obras que promovam a eficiência energética. Trata-se do Programa de Eficiência Energétifca (PEE), cujo edital deve sair em abril do ano que vem.

O Juventude realizou estudo para a troca dos atuais refletores para luminárias de LED, o que além de aumentar consideravelmente a capacidade de iluminação do estádio, atingindo os padrões exigidos pela CBF e a televisão, ainda promoveria uma economia considerável de energia. Todos os setores do estádio passariam pelas adequações para o sistema mais eficiente e econômico.

"Estamos apenas aguardando que a RGE, que é a concessionária que presta o serviço na região, divulgue o edital para que apresentemos o nosso projeto. Somos uma entidade sem fim lucrativo, então facilita ainda mais o processo burocrático. É questão de aguardarmos a aprovação dos estudos e a liberação do edital, que é anual", explicou Bianchi à Esporte Serra na tarde desta segunda-feira (14).

A Esporte Serra fez contato com a assessoria de imprensa da RGE, que confirmou a existência do projeto, embora não tenha ainda recebido o projeto em específico do Juventude. Outras entidades de Caxias do Sul, como shoppings e empresas, já tiveram seus projetos aprovados e tiveram todo seu sistema de iluminação substituído com os recursos do programa, que destina parte do valor pago pelas pessoas nas contas para a execução das obras, que no fim revertem em benefício para a sociedade com a utilização menor de energia.

"São situações que dependem da aprovação, mas que foram bem encaminhadas. Acreditamos que os projetos serão aprovados e a partir da liberação dos recursos já poderemos executar as melhorias", disse Bianchi.

O Presidente Roberto Tonietto disse à Esporte Serra que a recente regularização fiscal do clube junto ao Governo Federal foi determinante para a execução dos projetos.

"Como estamos em dia com os impostos, temos acessos a essas linhas. No entanto, ainda não tem nada aprovado. Imaginamos que isso aconteça até o final do ano e início do próximo. São projetos com valores que não são tão grandes, mas que permitem melhorias", confirmou o presidente.

Voltar

"Somos a voz do campeão"